Instruções de coleta

Sangue Venoso

Jejum para exames de laboratório significa que a pessoa ficará sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um número de horas determinado. É permitida a ingestão de água e de medicamentos de uso contínuo, desde que o laboratório não especifique o contrário.

Jejum obrigatório de 12 horas

Apolipoproteínas, Colesterol Fracionado, Gastrina, Glucagon, HDL Colesterol, Lipoproteína(a), Peptídeo C, Perfil Lipídico, Testes de Tolerância à Glicose, Triglicerídeos.

Jejum obrigatório de 8 horas

Ácido Fólico, Ácido Úrico, Aldolase, Amilase, Aminoácidos, Androstenediona, Antitrombina III, Cálcio, Calcitonina, Catecolaminas, Ferro e Capacidade de Ligação, Fosfatases, Fósforo, gGT, Glicose em Jequim, IGF-1, hGH – Hormônio do Crescimento, Insulina, Paratormônio, Prolactina, Proteína C, Proteína S, Transferrina, VDRL.

Jejum desejável de 8 horas

Creatinina, PSA, Osmolalidade, exames sorológicos e de coagulação (PT e PTTa) em geral.

Demais exames

Consultar o laboratório.

É aconselhável que os seguintes exames sejam coletados até 09:00h da manhã.

Ácido Úrico, ACTH, Cálcio, Cortisol, Ferro, Prolactina, TSH.

Urina para exame de rotina, urocultura e gram de gota

Em alguns casos, a urina só poderá ser colhida no laboratório. Assim sendo, você é informado e recebe outras orientações.

Recipiente: frasco plástico fornecido pelo laboratório.

  • Colha de preferência a primeira urina da manhã. Caso não seja possível, colha a urina que tenha permanecido por pelo menos 4 horas retida na bexiga. Informe o laboratório sobre a maneira como foi realizada a coleta, em qualquer caso.
  • Primeiramente, realize uma limpeza rigorosa (anti-sepsia) da região genital (pênis ou vagina), ensaboando bem. Enxágue com bastante água e enxugue com uma toalha limpa.
  • Os homens devem puxar a pele que recobre o pênis para trás e as mulheres devem separar bem os grandes lábios da vagina.
  • Começe a urinar no vaso sanitário, fora do frasco. Após alguns segundos colha a porção média do jato urinário diretamente no frasco. Não é necessário preenchê-lo completamente (até o meio é suficiente).
  • Tampe, identifique com o nome completo, data e horário da coleta e leve imediatamente (dentro de uma hora) ao laboratório. A conservação deste material pode ser feita por refrigeração, mantendo o frasco em isopor com gelo até a entrega ao laboratório, caso o transporte seja superior à uma hora

Urina de 24 horas

Nunca colete urina de períodos (ex.: 24 horas) sem consultar previamente o laboratório, pois alguns exames necessitam de recipientes com conservante para o resultado correto. Outras vezes a urina deverá permanecer em geladeira durante toda a coleta.

Recipiente: Frasco próprio.

  • No primeiro dia pela manhã: urine normalmente no vaso sanitário, não guardando esta urina. Anote o horário com precisão de minutos (ex.: 7:13 h).
  • Daí em diante, cada vez que urina coloque toda a urina no frasco e vá juntando sem perder nada (se o volume ultrapassar a capacidade do frasco fornecido, não perca a urina e a recolha em um frasco de água mineral bem limpo).
  • No dia seguinte, ao completar 24 horas (ex.: 7:13 h), urine e ajunte toda essa urina ao frasco.
  • Note que no primeiro dia se despreza a primeira urina da manhã e no segundo dia ela é adicionada às demais.
  • Identifique o(s) frasco(s) com seu nome, peso, altura, datas e horários de início e término da coleta. Encaminhe o material ao laboratório imediantamente.

Fezes

Exame parasitológico comum

Recipiente: frascol comum.

  • Se o paciente não estiver apresentando diarréia, a amostra pode ser colhida em qualquer horário e conservada em geladeira até a sua entrega ao laboratório.
  • Defeque em um recipiente limpo de boca larga ou sobre um papel limpo. Usando uma pazinha, colha uma porção das fezes, do tamanho de uma noz e coloque no frasco próprio.
  • Identifique o frasco com seu nome completo e data.

Exame parasitológico com conservante (“MIF”)

Recipiente: frasco plástico com conservante.

  • Quando o médico solicita o “MIF”, o paciente recebe um frasco para cada amostra solicitada.
  • Colha, como para exame parasitológico comum, uma amostra diferente por frasco.
  • Após colocar as fezes no frasco, feche bem e agite para dissolver as fezes no líquido conservante.
  • Identifique o frasco com seu nome completo e data.

Coprocultura

Recipiente: Fornecido pelo laboratório.

  • Evacue em um recipiente limpo e de boca larga ou sobre um papel limpo e recolha uma porção do material ao frasco fornecido pelo laboratório. Escolha partes com diarréia, sangue ou muco. Leve imediatamente ao laboratório. Não conserve em geladeira.
  • Identifique o frasco com seu nome completo e data.

Em geral, os exames de laboratório visam estudar os componentes do organismo nas condições habituais de vida da pessoa. Mudanças radicais de dieta, ingestão alcoólica, exercícios, sono e outras, nas véspera de exames de laboratório, podem prejudicar a interpretação dos mesmos. Procure fazer seus exames de forma metódica, de preferência sempre no mesmo laboratório e horário, com a mesma dieta e hábitos pessoais. Assim a variação será menor.

Não utilize recipientes diferentes dos padronizados. Nunca se sabe como podem interferir no exame. O laboratório fornece os recipientes indicados para coleta de urina e de fezes.

Informe ao laboratório todos os medicamentos que usa, mesmo os mais banais. Para auxiliar, leve com você as receitas médicas ou embalagens. Evite usar vitamina C ou medicamentos que a contenha desde o dia anterior à coleta. Quando em dúvida, não faça a coleta do material. Comunique-se com o laboratório.

Durante ou após a coleta de exames, podem surgir reações indesejáveis, que o laboratório não consegue evitar completamente e que não são possíveis de se prever. Comunique imediatamente ao laboratório qualquer mal-estar ou alteração que notar. A intercorrência mais frequente após a coleta de sangue é o “hematoma” (mancha roxa), causada por um acúmulo de sangue saído da veia durante ou após a coleta, sob a pele. Evite isto comprimindo bem o local por cinco minutos e não faça força muscular no braço no dia da coleta. Caso aconteça, use compressa fria durante as primeiras 24 horas e compressa morna do segundo dia em diante até não sentir mais desconforto. Pode-se também ingerir o analgésico comum de costume caso haja dor excessiva. O hematoma desaparece em poucas semanas e geralmente não traz problemas maiores. Caso a ocorrência de um hematoma preocupe você, entre em contato com o laboratório.

Coleta de Exames para Homens

Espermograma

Este exame é utilizado para auxiliar no estudo da fertilidade masculina. O exame deve ser coletado após um período de alguns dias sem relações sexuais nem ejaculações. Este período é de dois a cinco dias ou é determinado pelo médico. A melhor coleta do esperma é realizada no laboratório. Em caso de impossibilidade de cumprir esta orientação, o laboratório deve ser consultado para fornecer as instruções devidas e permitir a coleta em domicílio. O pênis e as mãos devem ser bem limpos com água e sabão e enxaguados abundantemente. O material é coletado por masturbação manual, sem lubrificantes, e deve ser obtido diretamente no frasco oferecido pelo laboratório. Quando a coleta não for realizada no laboratório, coloque seu nome completo, a data e o horário da coleta no frasco. O material deve ser entregue ao Laboratório dentro de 30 minutos após a coleta e até às 9:00 horas da manhã. Deve permanecer aquecido (em contato com o corpo) até este momento.

Coleta de Exames para Bebês

Exames de sangue

O laboratório procura coletar o volume mínimo necessário para a realização de exames de sangue, utilizando microtécnicas. O volume final depende do número e tipo de exames solicitados pelo médico. Crianças pequenas geralmente são dispensadas de jejum, devendo-se procurar a coletar a amostra antes da próxima mamada. Se possível, deve-se observar jejum de 8 horas, pleo menos, e coletar a amostra pela manhã. Em qualquer caso, o laboratório deve ser notificado sobre as condições em que se deu a coleta.

Urina para exame de rotina

Crianças que usam fralda

Recipiente: coletor de urina infantil

A coleta ideal é a realizada no laboratório. Dar um pouco de líquido para a criança, cerca de duas horas antes, para facilitar a coleta.

Urina para urocultura e gram de gota
Crianças que usam fralda

Recipiente: coletor de urina infantil estéril

A coleta ideal é a realizada no laboratório após antissepsia (limpeza) do local. Dar um pouco de líquido para a criança, cerca de duas horas antes, para facilitar a coleta.

Fezes

Exame parasitológico comum

Recipiente: frasco plástico comum

  • Se a criança não estiver apresentando diarréia, a amostra pode ser coletada em qualquer horário e conservada em geladeira até a sua entrega ao laboratório.
  • Retirar uma amostra da fralda imediatamente após a evacuação. Usando uma pazinha, coletar uma porção de fezes, do tamanho de uma noz, e colocar no frasco próprio.
  • Identificar o frasco com o nome completo da criança e a data.

Exame parasitológico com conservante (“MIF”)

Recipiente: frasco plástico com conservante

  • Quando o médico solicitar o MIF, o paciente deve receber um frasco para cada amostra solicitada.
  • A amostra pode ser coletada em qualquer horário e conservada em temperatura ambiente por até 5 dias.
  • Retirar uma amostra da fralda imediatamente após a evacuação. Usando uma pazinha, coletar uma porção das fezes, do tamanho de uma noz, e colocar no frasco próprio (aproximadamente uma parte de fezes e quatro partes de conservante).
  • Fechar bem o frasco e agitar de modo a dissolver as fezes completamente.
  • Identificar o frasco com o nome completo da criança e a data.

Teste do Pezinho

O teste do pezinho geralmente é coletado após 48 horas de vida para permitir que o bebê tenha mamado bastante. Geralmente, orienta-se para coleta no 5º dia após o nascimento. Contudo, ela pode ser feita no primeiro mês, sabendo-se que quanto maior a demora, maior o risco de danos ao bebê.

O teste do pezinho é feito no laboratório ou em domicílio, através de uma picadinha no pé do bebê para obtenção de sangue “capilar”. Pode ser necessária uma segunda picada, caso não se obtenha bom volume de sangue com a primeira. Não é preciso que o bebê fique em jejum.

Coleta de Material – Fezes

Parasitológico de fezes

  • Evacuar sobre plástico limpo e seco, evitando contato com água e urina.
  • Transferir parte do material para o frasco fornecido pelo laboratório.
  • Enviar o material ao laboratório.

Pesquisa de sangue oculto nas fezes

  • Sete dias antes de fazer a coleta, o paciente não deverá ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica, ou tomar aspirinas e vitaminas C.
  • Durante quatro dias não comer carne de espécie alguma, não ingerir alimentos com qualquer tipo de corante.
  • Não ingerir tomate, nabo, rabanete, couve-flor, pipoca, amendoim, castanhas e nozes.
  • Colher as fezes no quarto dia.
  • Após a coleta do material a alimentação habitual poderá ser retomada, caso não tenha conseguido colher o material no quarto dia manter a dieta até que se consiga a amostra.

Sangue oculto nas fezes
Anticorpos Monoclonais Anti-hemoglobina humana

  • Não é necessária dieta especial, uma vez que esta técnica é especificada para hemoglobina humana.
  • A critério médico, os medicamentos abaixo citados devem ser evitados três dias antes do teste até sua coleta. Não interromper o uso sem a avaliação médica.
  • Ácido acetilsalicílico: aspirina, AAS – anti-inflamatórios, não esteróides: ex diclofenato-anticoagulantes, colchina, reserpina vitamina C, iodo, sulfato ferroso, contraste radiológico.
  • Não colher durante período menstrual ou quando houver hemorróidas sangrantes. Aguardar no mínimo 48 horas após o sangramento ter cessado.
  • Não ingerir quantidade excessiva de bebidas alcoólicas três dias antes do teste.
  • Não utilizar laxantes.

Instruções para Coleta

  • Colher uma pequena quantidade das fezes em recipiente limpo e seco.
  • Não colher material no vaso sanitário.
  • Preferencialmente, enviar imediatamente ao laboratório, caso contrário, conservar refrigerado por até três dias entre 2ºC e 8ºC (geladeira).

Informativo – Preparo Prévio

Preparo prévio
O jejum é obrigatório para a coleta do sangue para realização de alguns exames; para outros, o jejum é recomendável, mas não imprescindível; e para um certo número de exames ele é plenamente dispensável.

A ingestão de bebidas alcoólicas altera alguns exames. O ideal, portanto, seria abster-se de álcool de 02 a 03 dias antes de qualquer exame.

O exercício físico extenuante ou prolongado, a gravidez, o tipo de alimentação, a fase do ciclo menstrual, o horário da coleta, o uso de medicamentos também podem alterar o resultado de muitos exames.

Como a relação dos interferentes é muito grande e varia com o tipo de teste, é recomendável informar-se no laboratório, pessoalmente ou pelo telefone: (34) 3823-1717, a respeito do eventual preparo que possa ser necessário.

Crianças
As crianças devem ser esclarecidas em casa pelos seus pais. É conveniente que elas sejam alertadas que haverá uma pequena dor no momento da picada, mas que a cooperação delas, mantendo o braço imóvel concorrerá para que a coleta seja rápida e com mínimo de desconforto. No momento da coleta os familiares dever deixar a área ou manter-se em silêncio. Os nossos técnicos são capacitados e possuem experiência para encontrar o mais rápido possível as veias.

Cuidados após punção venosa
Na maioria das vezes a punção da veia e a aspiração do sangue são rápidas e associadas a desconforto pequeno. Pessoas sensíveis podem apresentar palidez, suor, tontura e mesmo desmaio. Se você se enquadra neste tipo, avise o funcionário antes de colher o sangue, para que ele providencie para que a colheita seja feita com você deitado.

Após a coleta:

  • Mantenha o braço estendido, nunca o dobre.
  • Não massageie o local, apenas comprima.
  • Pressione firmemente o local da punção com o dedo indicador da outra mão até estancar o sangramento.
  • Não utilize bolsa, ou segure pacotes ou peso com o braço que foi puncionado.
  • Caso apareça hematoma ou mancha roxa (que poderá ocorrer) faça uma compressa de gelo no local por alguns minutos.

Nova coleta

Quando interferente se misturam e originam resultados incompatíveis, quando exige necessidade de confirmar resultados duvidosos ou quando a quebra dos tubos durante a centrifugação, haverá necessidade de fazer nova coleta de sangue. Isso não é infrequente. O laboratório entrará em contato consigo solicitando o seu retorno para fazer a nova coleta e rever a data da entrega dos resultados.